Introdução

A Primeira Oficina do Diagnóstico Situacional e Plano de Ação da Criança e Adolescente de Ipuã-SP foi realizada no dia 06 de janeiro de 2025, às 8h, na Casa da Juventude de Ipuã-SP. Este evento marcou o início de um movimento estratégico para mapear a realidade local, identificar demandas prioritárias e fortalecer a rede de garantia de direitos das crianças e adolescentes no município.

Local

Local: Casa da Juventude, Av. Maria de Lourdes Almeida Gerim, 553, Ipuã-SP.

Objetivos

  1. Mobilizar e alinhar a rede de atendimento local.
  2. Apresentar a metodologia participativa para o diagnóstico.
  3. Definir indicadores prioritários e estruturar uma matriz de coleta de dados.
  4. Capacitar os participantes no uso do Portal de Indicadores Sociais.

Resumo da Agenda

  • BOAS VINDAS – IPUÃ
  • Apresentação da Comissão
  • O que é um bom diagnóstico?
  • ETAPAS DO PROJETO: Mapa do caminho, Metodologia
  • INDICADORES E MATRIZ DE COLETA: O que é indicador?, Mapeamento Socioterritorial, Perguntas Prioritárias
  • Coffe-break
  • Definição da Matriz de Coleta, Recorte Temporal
  • Almoço
  • CAPACITAÇÃO – PORTAL DE INDICADORES: Portal de Indicadores, Acesso ao portal, Navegação e avaliação de indicadores
  • PRÓXIMOS PASSOS E FECHAMENTO

Participantes

A Primeira Oficina contou com a participação de representantes de diversas áreas estratégicas do município…


Nome Departamento ou Organização Cargo ou Função
Jéssica Fernanda Nascimento, Pasquim Educação Psicóloga
Fernanda, Tavares Fratin Planejamento Chefe de Divisão de Desenvolvimento Econômico

O que é um bom diagnóstico?

Após uma roda de apresentação inicial, foi discutido que um bom diagnóstico deve:

  • Não olhar só para os problemas, mas também para as potencialidades.
  • Ouvir e filtrar.
  • Não deixar vitimizar e ser paternalista.
  • Intervir com o que temos de bom.
  • Trazer uma visão real da situação.
  • Detalhamento por território.
  • Contemplar prioritariamente os eixos: educação, saúde e social. Incluir também cultura, esporte e lazer.
  • O diagnóstico deve mostrar os laços e vínculos familiares e como a rede de atendimento se relaciona.
  • O CT como último recurso. Mostrar os números do Conselho Tutelar.

Metodologia Proposta

A Oficina contou com a participação remota da consultora Lícia Figaro, da Orion…

Perguntas Orientadoras do Diagnóstico

Os eixos temáticos definidos incluem:

  1. Como percorre a saúde mental da criança e do adolescente no município?
  2. Qual o índice de crianças e adolescentes com deficiências no município?
  3. Quais os direitos da criança e do adolescente na saúde do município?

Indicadores da Matriz de Coleta de Dados

A matriz foi construída com base nas perguntas orientadoras…

Capacitação do Portal de Indicadores

  • Uso do Portal: Apresentação geral do Portal de Inteligência Social.
  • Treinamento prático: Navegação no portal e análise de indicadores existentes.
  • Próximos passos: Gravação de um vídeo para capacitar o restante da rede.

Conclusão

A Primeira Oficina do Diagnóstico Situacional e Plano de Ação da Criança e do Adolescente de Ipuã-SP foi um marco para o fortalecimento da rede intersetorial da criança e do adolescente. Com a participação ativa de diversos representantes das áreas de educação, saúde, assistência social, planejamento, segurança e cultura, a oficina proporcionou um espaço de diálogo, alinhamento e construção colaborativa para compreender as demandas e potencialidades locais.

Por meio de uma metodologia participativa e complementada pela abordagem da Investigação Apreciativa, os participantes foram estimulados a identificar não apenas problemas e vulnerabilidades, mas também ativos e recursos existentes no município que podem ser potencializados.

Entre os principais avanços da oficina, destacam-se:

  • A definição de perguntas orientadoras organizadas em eixos temáticos como saúde mental, direitos da criança e adolescente, perfil das famílias, educação e violência, e investimentos municipais.
  • A construção de uma matriz de coleta de dados, estruturada para orientar a rede na organização e mobilização de informações essenciais para o diagnóstico.
  • A capacitação técnica inicial no uso do Portal de Indicadores Sociais, que oferecerá suporte contínuo para monitorar e analisar dados locais de forma integrada e atualizada.

A oficina reforçou que um diagnóstico eficaz deve trazer uma visão realista e detalhada da situação, contemplando tanto as demandas quanto as potencialidades do município. O processo participativo consolidou o compromisso de todos os envolvidos em transformar dados em ações concretas, garantindo os direitos e promovendo o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes de Ipuã-SP.

Como próximos passos, será iniciada a coleta de dados seguindo a matriz desenvolvida durante a oficina. Para garantir suporte contínuo ao processo, foram agendadas reuniões remotas de orientação, que acontecerão nas próximas quartas-feiras, das 8h às 10h da manhã, com duração prevista de 4 semanas. Essas reuniões serão fundamentais para esclarecer dúvidas, acompanhar o progresso e ajustar estratégias de coleta e integração de dados, conforme necessário.

A integração das informações no Portal de Indicadores Sociais garantirá que o diagnóstico seja continuamente atualizado e vivo, fortalecendo as políticas públicas municipais.

Primeira Oficina do Diagnóstico Situacional e Plano de Ação da Criança e Adolescente de Ipuã-SP   
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